Tipos de aço: saiba como diferenciar os aços fina frio, fina quente, galvanizados e decapados

11/04/2024

Tipos de aço: saiba como diferenciar os aços fina frio, fina quente, galvanizados e decapados

O aço é uma liga metálica composta principalmente por ferro e carbono. Esse material é altamente versátil, resistente e durável, sendo encontrado em diferentes formatos e aplicações que vão da indústria à construção civil.  Não à toa, ele está presente por todos os lados da nossa vida: em eletrodomésticos, nos automóveis, no agronegócio, no setor farmacêutico, na arquitetura, entre outros. 

Atualmente existem diversos tipos de aço, com propriedades e funções distintas, e por isso é importante compreender as diferenças de cada um deles. Isso facilitará a escolha do melhor material, de acordo com a área ou o projeto onde o aço será aplicado.

Nesse sentido, vamos explicar as características de quatro tipos de aço: o aço fina frio, fina quente, galvanizado e decapado. Continue lendo para entender a composição de cada aço e como eles podem ser utilizados. 

Aço Fina Frio e Aço Fina Quente

Quando o assunto é chapa de aço, dois processos se destacam: a laminação a quente e a frio. Como o próprio nome sugere, a chapa fina frio é fabricada por meio de processo a frio, após ter sido empregada à lâmina quente. 

Ou seja, o aço laminado a frio é, resumidamente, o mesmo aço laminado a quente, porém com mais fases de processamento. Enquanto o aço frio é aquecido e resfriado em sequência, o aço quente é apenas submetido a elevadas temperaturas. Tudo isso acontece durante a laminação, processo onde o metal passa por cilindros compressores para aumentar sua uniformidade e reduzir sua espessura. 

Ambos os tipos de aço têm a mesma composição e, em geral, são usados em indústrias, estampagens, serralherias, fabricações mecânicas e tubulações. No entanto, as suas características principais mudam, alterando a textura, o acabamento e até mesmo a cor do material. Assim, cada aço é indicado para uma área específica.


Quais as diferenças entre a chapa fina frio e a fina quente?

A princípio, o aço fina frio apresenta superfície mais lisa e arestas afiadas. Por outro lado, o aço fina quente tem uma superfície mais rugosa com bordas ligeiramente arredondadas. 

O aço a quente é maleável, tem boa soldabilidade, tenacidade alta e resistência a peso e pressão. Mesmo que não seja tão forte quanto as chapas produzidas a frio, ele se torna mais flexível e  fácil de ser moldado. 


Por essa característica, ele costuma ser utilizado na produção de componentes estruturais como:


  • Chapas e pisos de metal;
  • Canos e tubos metálicos;
  • Máquinas agrícolas;
  • Portas e prateleiras;
  • Trilhos e peças de vagões ferroviários;
  • Rodas, longarinas e outras peças.


Já o aço fina frio costuma ser até 20% mais resistente quando comparado ao quente, isso porque a laminação fria aumenta a dureza do material. Por outro lado, esse processo reduz sua ductilidade, tornando-o menos flexível.


Esse tipo de aço é muito atrativo esteticamente, pois tem acabamento liso e resistência elevada. Sua utilização se dá principalmente pelo setor de arquitetura e decoração, visto que está presente em muitos itens utilizados no dia a dia:


  • Eletrodomésticos;
  • Esquadrias;
  • Barras e tiras metálicas;
  • Móveis de metal;
  • Recipientes, frigideiras e panelas;
  • Gabinetes para computadores, entre outros.


Ainda sobre a tonalidade das chapas de aço, podemos destacar que a fina quente apresenta uma cor azulada, gerada pela alta temperatura aplicada ao material. Já as chapas laminadas a frio tendem a ser acinzentadas.


Vale lembrar também que ambas apresentam dimensões padrões com 1200 mm de largura e de 2000 a 3000 mm de comprimento, mas isso não impede que elas sejam produzidas com espessuras diferentes, de acordo com a necessidade de cada cliente. 


Aço Galvanizado e Aço Decapado


Como vimos, o aço pode passar por diferentes processos até se tornar matéria-prima. A decapagem e a galvanização são alguns deles, assim como a laminação. Neste caso, o aço galvanizado é aquele onde o material é revestido por uma camada protetora de zinco, enquanto o aço decapado sofre uma técnica contrária, com o intuito de remover oxidações e impurezas. 


A decapagem do aço acontece quando a superfície metálica precisa de uma “limpeza”, digamos assim, antes de receber outros processos. É preciso eliminar, por exemplo, camadas de tinta, carepas de laminação e recozimento, camadas de ferrugem, crostas de fundição e incrustações superficiais. 


Esse processo é comum na fabricação de peças de aço e na indústria de aços planos e, normalmente, pode ser realizado de quatro formas: eletrolítica, mecânica, química ou térmica. A decapagem é necessária, por exemplo, entre as etapas de laminação a quente e laminação a frio. 


Por outro lado, o aço galvanizado é coberto com uma camada de zinco bem fina, a fim de impedir sua corrosão. Assim como o aço, o zinco também é um metal e pode ser aplicado de duas maneiras: por um banho de imersão quente ou através da eletrogalvanização. Esse revestimento resulta em um aço altamente resistente e muito utilizado na indústria da construção. Para se ter ideia, o aço galvanizado pode durar mais de 70 anos.


Além disso, o aço galvanizado é econômico, resistente a altas temperaturas, compatível com outros materiais e reciclável. Tanto o aço como o zinco são matérias que podem ser reutilizadas várias vezes sem perder suas propriedades naturais. Essa característica torna esse tipo de aço atraente para empresas de construção que visam projetos ecológicos que contribuem com o meio-ambiente. 


Todos esses atributos levam às aplicações do aço galvanizado em diferentes setores. Por ser um bom condutor de fluidos e materiais não corrosivos, por exemplo, ele é utilizado em tubulações de água, ar e gases. Somado a isso, indústrias químicas e petroquímicas, usinas de açúcar e álcool, empreiteiras e construtoras,  bem como redes de incêndio e postes de iluminação são outros ambientes e produtos onde o aço galvanizado está altamente presente. 


Escolhendo o melhor tipo de aço para o seu negócio


Agora que você já sabe as principais características e diferenças entre os tipos de aço fina quente, fina frio, galvanizado e decapado é hora de definir qual material vai ser utilizado em seu projeto. 

Lembre-se que, independentemente do tipo de aço escolhido, é importante que a matéria-prima passe por requisitos de qualidade, cumprindo com todas as normas específicas da área e atendendo às características técnicas de composição e resistência.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com nossa equipe de consultoria. A Bertolini fornece tubos de aço, chapas e slitter em diferentes formatos e para variados setores, afinal nossa missão é desenvolver negócios sustentáveis que transformam os mercados e melhoram a vida das pessoas. 

Políticas Bertolini

Aqui você encontrará informações sobre como coletamos e usamos os seus dados para entregar a você a melhor experiência, bem como as nossas políticas de qualidade, de relacionamento com fornecedores e nosso Código de Ética e Conduta.