Como montar uma cozinha pequena: dicas para organizar e decorar ambientes compactos

03/06/2024

Como montar uma cozinha pequena: dicas para organizar e decorar ambientes compactos

Quem nunca teve aquela vontade de decorar a casa do jeitinho que sempre imaginou? Para que o sonho não se torne um problema, algumas dicas são importantes na hora de pensar como montar e organizar os ambientes do lar, especialmente em espaços compactos.

Sabemos que a escolha dos móveis, eletrodomésticos e objetos decorativos interfere no bem-estar dos moradores e da família como um todo. Por isso, nosso artigo traz algumas ideias para montar uma cozinha pequena, já que esse é um dos espaços mais frequentados de uma casa.

Afinal, todos os moradores, em algum momento, passam pela cozinha, seja para cozinhar, fazer as refeições ou até mesmo buscar algo na geladeira. Por esse motivo, o cômodo necessita de boa circulação de ar, espaços para armazenamento de utensílios e alimentos, além da disposição de diferentes móveis e eletrodomésticos.

Nesse sentido, soluções simples ajudam a ter uma cozinha pequena, bonita, organizada e aconchegante. Continue lendo e saiba como otimizar os espaços e montar um layout eficiente e prático para a sua cozinha.

Cozinha pequena: uma tendência das casas do século XXI


Se você mora em uma casa ou apartamento compacto, provavelmente tem uma cozinha pequena. Não à toa, os microapartamentos e estúdios vêm se tornando uma tendência imobiliária, especialmente nas grandes cidades no Brasil. Mesmo com pouco espaço dimensional, esse tipo de imóvel alia praticidade e custo-benefício para quem busca um local para viver.

Nesses casos, a cozinha se torna um espaço funcional. Seja em um cômodo dividido pelo projeto ou apenas em uma parede de uma planta aberta, o desafio é aproveitar ao máximo cada espaço de uma cozinha pequena.

Como otimizar o espaço de uma cozinha pequena?


O uso da criatividade ajuda a aproveitar ao máximo os espaços de uma casa, tornando até mesmo a menor das cozinhas um ambiente onde você curta estar. 


A seguir, reunimos cinco soluções inteligentes e fáceis de serem aplicadas em cozinhas pequenas. 


  • Explore o espaço verticalmente

Uma das principais dicas para montar uma cozinha pequena é lembrar que todo espaço é válido. Por isso, usar a extensão e a altura das paredes é uma prática muito comum.

Investir em móveis na parte mais alta do cômodo é uma estratégia para ganhar espaço de armazenamento sem comprometer a circulação das pessoas. Você pode montar prateleiras verticais, optar por armários com porta de correr, utilizar nichos e suportes com ganchos, além de incluir pequenas caixas organizadoras.

 
Na hora de guardar os objetos, lembre-se de deixar aqueles que são usados com mais frequência próximo de você: talheres, temperos, potes e copos, por exemplo. Panelas mais pesadas, livros de receita e utensílios menos utilizados na rotina diária podem ficar mais no alto. Tudo isso ajuda a manter sua cozinha mais organizada, acessível e aconchegante. 


  • Aposte em itens versáteis

Como comentamos, em uma cozinha planejada pequena os itens escolhidos passam a cumprir papel fundamental. Assim, uma ideia importante é eliminar objetos desnecessários e, sempre que possível, optar por aqueles que cumpram mais do que uma função.

Pensando nisso, uma dica para decorar uma cozinha pequena é investir em um painel perfurado. Nele, podem ser pendurados talheres, panos de prato, aventais e copos pequenos. É um móvel de fácil instalação e que funciona muito bem em ambientes de pequenas dimensões, visto que ocupa pouco espaço de profundidade. 

 

Além dos painéis, os nichos abertos trazem praticidade e modernismo à cozinha. Você pode guardar eletros menores, como batedeiras e cafeteiras, até bandejas de frutas. Na mesma ideia, os carrinhos, por serem portáteis, também agregam valor e funcionalidade para as pequenas cozinhas.

Para complementar, outras dicas de itens versáteis e funcionais são aqueles no formato “2 em 1”. Torneiras com filtro de água já instalado e lixeiras embutidas na pia, por exemplo, são objetos que otimizam espaço e ainda colaboram com a estética visual do ambiente. 


  • Opte por cores mais claras

Já quando o assunto é a pintura e a cor dos móveis, os tons mais claros e neutros se destacam. A dica para cozinhas pequenas é sempre escolher cores mais claras, especialmente o branco, visto que refletem mais a luz e dão a sensação de amplitude.

Se você achar que a cozinha está sem graça, outra dica é investir em papéis de parede vinílicos ou TNT, materiais que são resistentes à umidade. Esses revestimentos são uma ótima alternativa para a cozinha por serem práticos, laváveis, fáceis de instalar e limpar. Eles trazem charme e são ideais para quem procura por projetos mais baratos, sem gastar com grandes reformas ou obras. 


As paredes, os armários e até os utensílios na cor branca podem ser combinados com outros detalhes coloridos na decoração. A iluminação do ambiente também faz toda a diferença. Assim, você potencializa o espaço da sua cozinha e proporciona mais dinâmica e movimento para ele.



  • Escolha iluminação e decoração adequadas

A iluminação faz toda diferença, independente do ambiente do lar. Em uma cozinha pequena, ela influenciará na funcionalidade e também nas sensações que o espaço transmite.


Pense que a cozinha é um local onde são feitos serviços práticos que exigem concentração, por isso a iluminação deve se estender para todo o cômodo. Mesmo que as lâmpadas de cores frias (brancas) sejam as mais indicadas, o ideal para a cozinha é mesclar pelo menos dois tipos diferentes de luz. As lâmpadas brancas auxiliam no preparo dos alimentos. Já as de cores quentes (amarelas) são indicadas nos momentos mais descontraídos.

Do mesmo modo, o uso de spots sob os armários proporciona um efeito de destaque aos objetos e as luminárias pendentes posicionadas sobre bancadas são econômicas e inovadoras.

Já em relação aos acabamentos há uma infinidade de materiais. Aqueles com espelhos sutis ou vidros são ótimos aliados para os cômodos pequenos. A superfície reflexiva acaba refletindo a luz que incide no local e, assim como as cores claras, dão a impressão de que o ambiente é maior.

Aliado a isso, o auxílio de profissionais da área de Arquitetura e Design de Interiores também é uma boa dica para decorar uma cozinha pequena. Mas lembre-se: mesmo que você esteja criando seu próprio projeto sozinho, use as dicas e leve seus gostos em consideração.


  • Conheça todas as opções disponíveis

Você já optou por eletrodomésticos embutidos, escolheu cores neutras, montou um monte de prateleiras e ainda assim não chegou ao resultado que queria?

Nossa sugestão é que você conheça as opções disponíveis no mercado e possa escolher a que melhor se encaixa na sua rotina e no espaço que você tem disponível em sua casa.

Ao projetar ou reformar uma cozinha, a escolha por modelos modulados, por exemplo, flexibiliza a montagem e instalação dos móveis, adaptando-se a diferentes tamanhos e layouts.  Elas são pré-fabricadas e se tornam uma solução prática para quem busca resultados a curto prazo. Leve em conta os ideais de personalização e design, bem como o custo e a acessibilidade da cozinha. 


Por fim, nossa última dica é aplicável a todo momento. Manter bancadas, utensílios de uso doméstico, armários e alimentos arrumados é a melhor maneira de otimizar o espaço da sua cozinha. 


Vale lembrar que a organização da casa a deixa mais bonita e convidativa, mas principalmente contribui para a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. Seja na cozinha ou em qualquer outro espaço do seu lar, imprima seu estilo e personalidade, afinal é importante morar num lugar que combine com você.

Políticas Bertolini

Aqui você encontrará informações sobre como coletamos e usamos os seus dados para entregar a você a melhor experiência, bem como as nossas políticas de qualidade, de relacionamento com fornecedores e nosso Código de Ética e Conduta.